O uso do CPF é algo muito corriqueiro no nosso dia a dia. Desde as tarefas mais simples – como um simples cadastro em uma loja – até tarefas maiores e mais importantes – como aquisição de um bem imóvel, por exemplo – se faz necessário o uso do CPF.

O CPF é a identificação do cidadão como pessoa física. A partir dele se pode obter informações essenciais de uma pessoa, como por exemplo, se está com o nome negativado em algum banco de dado como Serasa e SPC, se possui antecedentes criminais, entre outras informações de grande relevância.

Porém, apesar de ser um documento de extrema importância para todo o cidadão, o CPF deixou de ser impresso pelo Receita Federal através daquele cartão azul – similar a um cartão de crédito. Agora, para o benefício de todos, o CPF ficou muito mais fácil de ser solicitado, bem como pode ser impresso em casa.

O que a Receita possibilita hoje ao cidadão é um Comprovante de Inscrição no CPF – que possui a mesma validade do cartão, porém é algo bem mais simples, sem custo e que pode ser feito em casa.

Porém, todo aquele que desejar a emissão do CPF, através do cartão azul, pode fazer a solicitação através de diversos locais, tais como Correios, Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Para fazer a solicitação através de uma dessas instituições é preciso pagar uma taxa para a emissão do CPF, sendo o mesmo enviado a agência informada no ato da solicitação. E neste local é necessário que o CPF seja retirado exclusivamente pelo titular, o qual deve estar, portanto um documento de identificação, como RG, por exemplo, que contenha uma foto. O CPF é cobrado em casos como esse pois é emitido o cartão azul.

Já a emissão do CPF pela internet não disponibiliza o cartão azul. É enviado apenas o comprovante de inscrição no CPF que deve ser impresso. A vantagem de emitir o CPF dessa forma é que ele é gratuito e você não precisa sair de casa, nem pegar fila para solicitar.

Como Imprimir CPF ou 2via do CPF?

Para solicitar a 2º via do seu CPF pela internet é muito fácil e simples, basta acessar o site da Receita Federal, a partir do link:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATCTA/CPF/ImpressaoComprovante/ConsultaImpressao.asp

Após acessar o site, preencha todos os campos solicitados com todas as informações corretas.

Depois de tudo preenchido e conferido, basta clicar em enviar e pronto. Processo finalizado.

O documento gerado é o seu comprovante de inscrição no CPF.

imprimir-segunda-via-cpf

Segunda Via do CPF – É possível imprimir pela internet!

Depois disso, você já pode gerar a impressão do seu documento e fazer a plastificação do mesmo para que tenha um bom estado de conservação e apresentação por mais tempo.

Se por acaso aparecer alguma mensagem de erro e seu cartão não seja emitido em função disto, é muito simples resolver. Basta voltar ao cadastro e checar se as informações que você emitiu estão corretas.

Faça as correções necessárias e refaça o processo da mesma forma, clicando em enviar e após realizando a impressão.