Ter o nome limpo é algo essencial para qualquer pessoa, pois qualquer tipo de transação financeira como por exemplo comprar a crédito, empréstimos, compra de móveis ou imóveis, entre outras aquisições que a pessoa desejar fazer, seu CPF será verificado e dependendo da situação, a empresa poderá até negar realizar a transação.

Então, além de ser uma situação totalmente constrangedora a pessoa ainda corre o risco de não poder fazer aquilo que deseja, ou pior ainda, ter que deixar de fazer algo que está necessitando.

Outra prática que está começando a se tornar comum, é as empresas realizarem a consulta dos candidatos à vaga de emprego, antes de finalizar a contratação, e muitas vezes, dependendo da situação do nome do candidato a empresa deixa de realizar a contratação pois o mesmo perdeu a credibilidade pessoal e profissional em função da inadimplência.

Portanto, é muito importante que as pessoas se atentem cada vez mais a isso e realmente levem a sério a importância de ter e manter o nome limpo.

Como limpar o nome?

A primeira coisa que a pessoa deve fazer para voltar a ter credibilidade é regularizar sua situação. Pois o seu nome negativado está em um banco de dados de pessoas negativadas como SPC, SERASA e SCPC, o que é desastroso para a sua imagem pessoal – como cidadão.

A empresa envia para o endereço do consumidor, antes de negativar seu nome, uma carta avisando que seu nome será incluído na lista de nomes inadimplentes.

Normalmente nessa carta, as empresas ainda dão um prazo, geralmente de 10 a 15 dias para que a pessoa entre em contato com a mesma e quite sua dívida.

Além dessa possibilidade, todos as empresas citadas acima: Serasa, SPC e SCPC oferecem a possibilidade aos credores de renegociarem suas dividas através dos seus próprios sites, oferecendo um serviço de mediadores.

Assim, o primeiro passo é consultar o CPF, nas empresas citadas no parágrafo acima, para verificar se seu nome está incluso nas listas de nomes de consumidores inadimplentes, quem são os seus credores e quais são os valores das dívidas.

Se você desejar que outra pessoa faça a consulta de forma presencial em um desses locais, é necessária uma procuração com firma reconhecida, para esse fim.

E para ter total certeza de que seu nome seja limpo, consulte as dívidas, pague-as, peça os comprovantes de quitação e leve os mesmos aos bancos e cartórios para comprovar o pagamento e depois guarde os mesmos com você.

Seu nome pode ser negativado por atrasos de pagamentos ou ainda pela emissão de cheques sem fundo. Em transações como carnês atrasados, não pagamento do cartão de crédito, não efetuar o pagamento de empréstimos ou financiamentos, entre outros.

Sugestões úteis para ter o nome limpo

Para voltar a ter o seu nome limpo, procure negociar suas dívidas.

Quando possível tente fazer compras à vista e ainda receber descontos por pagamentos em dinheiro.

Use seu décimo terceiro para pagar as dívidas que você fez durante o ano e evite fazer novas compras desnecessárias.

E por último, nunca aceite a primeira proposta que a empresa que você está devendo lhe fizer para quitar o débito, sempre faça uma contra proposta mais baixa que os valores sugeridos por eles!

Siga essas dicas, limpe seu nome e mantenha-o limpo!