O que é o CNPJ?

Para você entender bem a finalidade do CNPJ, podemos usar a seguinte comparação: O CNPJ é para uma empresa, como o CPF é para uma pessoa física, um número de identificação. O CNPJ é o número de registro legal da empresa.

CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sendo ele que certifica a legalidade de uma empresa. É destinado a pessoas que tem filiações empresárias, ou seja, pessoas que possuem firma aberta e que respondem de forma empresarial frente a pagamento de impostos e regulamentações empresariais.

Então o empresário, quando relacionado a sua empresa, é considerado como pessoa jurídica. Ele deve cumprir com todas as obrigações que uma empresa demanda, como informar uma série de dados, bem como, fazer comprovações de tudo o que envolve a empresa.

Para ajudar e realizar todo o processo burocrático que uma empresa necessita, geralmente o empresário precisa buscar a ajuda de um escritório de contabilidade, o qual lhe auxiliará a manter todas as obrigações legais da empresa regularizadas.

Porém, caso o empresário use um cadastro simples como o MEI – Microempreendedor individual – o auxílio do escritório de contabilidade não é necessário, pois a regulamentação da empresa por esse viés é bem mais simples, e é possível que o próprio empresário de conta das eventuais necessidades legais – como a emissão de nota fiscal eletrônica, por exemplo.

Obs.: mesmo sendo uma pessoa jurídica, ainda assim o empresário continua sendo portador do seu CPF, e pode ter paralelo a sua empresa, contas de domínio pessoal.

 

Como consultar CNPJ na Receita Federal?

Para você consultar o CNPJ de uma empresa na Receita Federal é muito simples pois a consulta pode ser feita via internet e pode ser realizada por qualquer pessoa, sem a necessidade de ser registrada no site da Receita Federal.

Para você fazer sua pesquisa do CNPJ de uma empresa basta seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Vá até a Aba: Consultas para Pessoa Jurídica e clique na mesma
  • Um painel será aberto, nele você deve informar o CNPJ para a consulta e depois preencher uma lacuna de segurança conforme imagem com caracteres.
  • Após preencher tudo corretamente clique em Consultar.

E pronto, outra página abrirá contendo todas as informações da empresa.

Nessas informações aparecerão o nome do responsável, o nome fantasia da empresa, quando a empresa começou a funcionar legalmente, o endereço completo e tudo o mais que você possa ter interesse.

Também é possível você verificar em qual categoria de cadastro a empresa opera, podendo confirmar quais são as áreas de atuação que está apta a atuar.

Portanto, fazer uma consulta deste tipo quando você ainda não conhece a empresa que deseja fazer uma compra é algo muito importante, pois poderá confirmar se se trata de uma empresa séria, que está cadastrada e regulamentada de forma correta junto ao governo brasileiro.

Bem como, uma simples consulta desse tipo evita que você caia em uma fraude, que infelizmente ainda é uma prática muito comum de acontecer no Brasil. Então sempre cuide para realizar suas compras apenas de vendedores que estejam devidamente cadastrados ao governo brasileiro, contribuindo para termos um país melhor.