Para você consultar o seu CPF na Receita Federal é muito simples. A pesquisa é gratuita e qualquer um pode realizar. Basta ter o CPF que deseja pesquisar em mãos, e a data de nascimento da pessoa que será consultada, acessar o site e realizar a pesquisa. Veja como é fácil.

Basta acessar o site da Receita Federal no link abaixo:

http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/ConsultaPublica.asp

Logo após acessar, você deve preencher todo o seu CPF sem ser separado por pontos ou virgulas. Digite apenas os números. Digite a data de nascimento, também apenas os números e logo após os caracteres da imagem de confirmação – conforme estiver disposta na página – depois é só clicar em consultar e você será direcionado para a página com as informações relacionadas ao CPF pesquisado.

Consulta CPF Gratis no site da Receita Federal.

Consulta CPF Gratis no site da Receita Federal.

Durante o momento em que você estiver realizando a sua consulta pode acontecer alguma falha na página de consulta – isso é muito comum – em função da quantidade de acessos que a página possui. Então basta você aguardar alguns minutos e realizar o processo novamente.

Como consultar CPF pela Receita Federal?

            A pesquisa pela Receita Federal disponibiliza dados relativos apenas a situação cadastral do documento. Ou seja, demonstra qual é o estado de cadastro que se encontra o CPF perante a Receita Federal.

É importante salientar que essa pesquisa não possibilitará pesquisar dados referentes a situação fiscal do titular do CPF.

Isso quer dizer que dados referentes a situação de crédito dessa pessoa só podem ser pesquisados através de instituições que operam no ramo da proteção do crédito, como por exemplo o Serasa, o SPC e o SCPC.

Apenas acessando essas empresas, se consegue obter dados relativos a situação do consumidos enquanto credor.

O resultado da pesquisa de CPF na Receita Federal poderá apontar cinco resultados, com situações cadastrais diferentes, são elas:

  • Regular: quando aparece essa situação, significa que não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte, lembrando que a situação cadastral na Receita nada tem a ver com a situação fiscal do mesmo.
  • Pendente de regularização: quando aparece essa situação, significa que o contribuinte deixou de entregar alguma declaração a que estava obrigado, como por exemplo, Declaração Anual de Isento (até 2007) ou ainda alguma Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, referente aso últimos cinco (5) anos.

 

 

 

  • Suspensa: quando aparece essa situação, significa que o cadastro do contribuinte, junto à Receita Federal, se encontra de forma incompleta ou incorreta.
  • Cancelada: quando aparece essa situação, geralmente ocorre quando o contribuinte faleceu e teve o seu CPF cancelado por uma decisão administrativa ou mesmo judicial.
  • Nula: quando aparece essa situação, significa que foi constatado fraude na inscrição do CPF e por esse motivo, o mesmo foi anulado.

Portanto, essas são as cinco opções de resultados disponíveis na Receita Federal para a consulta de situação cadastral do CPF do contribuinte.

Atentando sempre para o fato de que essa consulta não tem nada a ver com a consulta da situação fiscal do CPF pesquisado, não aparecendo nada relativo a essas informações no site da Receita Federal.